BREVE HISTÓRIA DA NOSSA HÍPICA

A paixão pelo cavalo nasceu comigo, com certeza herdada da minha mãe. Ela nunca pode ter um animal, mas fez de tudo para que eu pudesse realizar meu sonho. As maiores lembranças da minha vida incluem, na maioria, episódios ligados a cavalos, a cavalos meus ou simplesmente a cavalos. Posso afirmar que tive vários amigos equinos, amigos do peito que me ajudaram a superar momentos difíceis da vida e que sei que podem ser tão benéficos para todas as pessoas que tiverem a felicidade de entrar em contato com eles tendo assim modo de conhecê-los.


Evolução da logomarca



Quando cheguei no Brasil, no final dos anos 70, uma das primeiras coisas que fiz foi logo comprar uma égua, com ela e mochila nas costas conheci Lorena e grande parte da região rural. La sozinha, não conhecia ninguém e além do mais as pessoas me olhavam numa maneira um pouco esquisita, no mínimo com curiosidade. Logo percebi que era o meu modo de montar que chamava a atenção. Cavalo aqui era para a lida, para o trabalho nas fazendas, eu realmente me tornava uma personagem muito extravagante, mas logo todos se acostumaram e passaram a me chamar “a italianinha” e me apresentavam aos amigos como “a menina estrangeira que gosta de cavalos”.


Natural, portanto, que quando as minhas sobrinhas e filhas e filhos de primos começaram a gatinhar, logo os coloquei a cavalo e passeava com eles. Era uma festa, passamos muitas horas felizes com estas brincadeiras e hoje posso dizer com satisfação que todos eles montam muito bem e se formou entre nós um laço afetivo muito profundo feito de companheirismo e cumplicidade que existe intacto até hoje. O tempo ia passando e a criançada começou a trazer amiguinhos e amiguinhas, era um “trabalho e tanto”, realmente um pouco complicado. Assim surgiu a ideia de fazer uma pista aqui na chácara, era mais seguro e eficiente em todos os sentidos, mas o tempo era limitado e não conseguia dar conta de tudo. Daí surgiu uma ideia... O Daniel, atual instrutor de hipismo do nosso Centro Hípico, na época era mocinho e adorava cavalos. Ele nunca riu da minha maneira de montar, pelo contrário... Se interessava muito; pensei que o melhor era que ele fizesse cursos para depois auxiliar-me na tarefa de iniciar a meninada numa equitação básica correta e eventualmente seguir para eventuais competições. Era um sonho?...Era. Mas valia a pena tentar, visto que Daniel se mostrou entusiasmado.

Foram longos anos de trabalho: estruturas, seleção de animais, preparação técnica, cursos e cursos do Daniel, etc. Não foi fácil chegar até aqui. Mas hoje, graças a Deus, mesmo que o nosso centro seja simples, é completo. As estruturas são eficientes, temos ótimos cavalos tanto em termos de docilidade como de adestramento e treinamento, a maioria nascida aqui. O Daniel não só se tornou instrutor qualificado, mas também doma, adestra e treina nossos animais, prepara os alunos e cavalos para competições no Vale. Posso dizer com orgulho que as nossas crianças em todos os lugares chamaram e chamam a atenção pela capacidade, pela seriedade e pela disciplina.

Agora é só continuar trabalhando como sempre, com empenho, dedicação e teimosia, porque os desafios são muitos. Não quero nem falar sobre os gastos e os problemas financeiros porque com certeza as pessoas que conheceram a italianinha naquela época e a consideravam extravagante, hoje a considerariam louca. Sorte que com tudo isso conheci muita gente maravilhosa e posso dizer com enorme satisfação de ter bons amigos que hoje, visto que o tempo vai passando esgotando as minhas energias, trazem novas forças para levar a frente um sonho. Grazie a Tutti

 

 

CENTRO HIPICO ITALIANO
Rua Scyllas Thomè de Souza, 409 - Bairo Parque das Rodovias - 12605-540  Lorena SP - Brasil
(12) 98141-2401 - contato@centrohipicoitaliano.com.br